quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma noite marroquina

Marrocos

Desde pequena, meu príncipe sempre foi o Aladin... amo os mistérios do povo árabe e sua história.
Em 2009 tive a oportunidade de conhecer o Marrocos, um país de mistérios inigualáveis...



Naquela oportunidade conhecemos a Medina de Fez, um emaranhado de ruas caóticas onde o transito de pessoas se confunde com os burricos que fazem transportes de mercadorias, com seus condutores histéricos...
Por horas se pode andar pelos becos da Medina de Fez sem conseguir contemplar absolutamente nenhuma beleza e é nesse momento no qual você não acredita porque aquele lugar tem tal repercussão mundial que alguma pequena porta se abre....
Estas portas sempre dão para algum pequeno paraíso em meio todo aquele caos.
A nossa primeira surpresa foi a loja de tapetes, onde turistas são recebidos como reis, em meio a tapetes da melhor qualidade, mármores coloridos formando enormes mosaicos pelas paredes e ouro, muito ouro....

Depois, fomos conduzidos a um restaurante maravilhoso onde é servida a típica comida marroquina. 
Naquele dia eu soube exatamente o que estava acontecendo. A produção providenciou a realização do meu sonho.
Descobri algumas boas dicas e pretendo dividir a inspiração de ter uma noite marroquina

Para uma noite marroquina de verdade, os sentidos devem ser aguçados.
A casa deve ser perfumada com  cheiros fortes. Para isso, cozinhe um pau de canela com açúcar e abacaxi, que é tao bom para um chá, quanto para perfumar a casa....
Outra opção é o chá de hortelã cozinhando no fogão e perfumando tudo.

As rosas marroquinas são dotadas de um perfume inebriante e quando despetaladas pode-se sentir o óleo nas mãos, devido a falta de água no Marrocos.
Quando chegam visitas queridas na casa marroquina são agraciadas com borrifadas de água de rosas, como boas vindas.
Assim, para perfumar o corpo para essa noite nada melhor do que perfume de Rosas www.loccitane.com.br, hidratante de rosas www.oboticario.com.br,  óleo de rosas, ou ainda banho de rosas que pode ser feito com a infusão das pétalas em água fervendo e despejado no corpo após o banho.

Quanto às músicas marroquinas não tenho nenhuma para indicar. Mas, Tarkan, embora seja turco, com certeza fará o clima desta noite.

Agora, se a animação for muita mesmo vale se arriscar na dança do ventre a la Shakira http://www.youtube.com/watch?v=OqE6ufvfhGE&feature=fvsr


Enquanto isso na cozinha...
http://www.darrita.com/marrocos/receitas-comida-marroquina/comment-page-1/#comment-752

No blog da Rita em Marrocos tem receitas incríveis, mas em homenagem a tudo que amo hoje vou passar uma receita que adoro e adaptei um pouco.

Aí vão as primeiras dicas para cozinhar carne de cordeiro
  • Você deve comprar a carne de um açougue que você sabe ter um fornecedor de qualidade.
  • A carne deve se congelada por pelo menos 24 horas antes de chegar a sua casa
  • Pergunte ao açougueiro se foi retirada a glândula crural, é ela que amarga a carne e deixe aquele cheiro forte na carne.
  • A melhor parte para fazer assada é o pernil.
Pernil Assado
Passe sal grosso em toda a carne e enrole no papel alumínio, coloque em uma forma e lacre a forma com papel alumínio também, asse por pelo menos 2 horas. Retire o papel alumínio e asse por mais 40 minutos.

Acredite, a carne derrete quanto cortada....


 Molho de Ervas
Faça um molho que acompanha bem a carne que foi assada apenas com sal

1 xícara de vinagre balsâmico
1/4 xícara de azeite
1 xícara de ervas( salsinha, cebolinha, tomilho, alecrim e muita hortelã)
1 colher de geléia de pimenta.
 É só misturar os ingredientes. 


Para acompanhar o carneiro, pode ser feito um cuscuz marroquino que é bem suave e harmoniza bem com a carne.

Cuscuz Marroquino
O óleo que restou na assadeira pode ser usado para dourar uma cebola, ¼ de xícara de coentro, 3 tomates sem sementes ou pele, uma pitada de noz-moscada, a mesma quantia de páprica, e 1 xícara de água. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos.

Enquanto isso, cozinhe no vapor  alho-poró,  batata, cenoura, grão-de-bico e  abobrinha Quando estirem prontas acerte sal e pimenta.Se quiser, neste momento pode ser acrescentado uma pitada de cominho e de canela, o que é opcional, pois muda totalmente o sabor e pode não agradar a todos os paladares.
O cuscuz que é semolina, pode ser feito seguindo as instruções de cada fabricante ou deixando de molho por 15 minutos ele já estará hidratado..
Transfira o cuscuz para uma tigela grande, adicione a bastante azeite e misture bem soltando os grãos. Envolva com os legumes e pronto!!!

A bebida já sabe- por conta de quem entende.

E a sobremesa pode ser bem simples se você fizer taças de coalhada coberta de mel e amêndoas. 

Já para os olhos, o blog decoraçao de A a Z  traz boas idéias decoracaodeaaz.blogspot.com/2009/03/estilo-marroquino.html



Acenda muitas velas, faça tendas, onde for possível com cortinas de voil, espalhe rosas coloridas, ponha as almofadas no chão, de preferência sobre tapetes.

Vista-se como Sherazad e seja feliz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário