sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
Clarice Lispector


Por que será que tem gente que ama carnaval e tem gente que simplesmente não suporta?
A questão não é ir ou não ir ao Carnaval, mas sim porque tanto repúdio.
Em que pese a grande maioria da população brasileira ser adepta do carnaval, seja ele de rua, de salão, de bloco, de trio, Escolas de Samba....o carnaval definitivamente não é uma paixão unânime.
De poucos anos pra cá tenho me atentado que algumas pessoas vão para retiros, fazem viagens, ou simplesmente se escondem para não vivenciar a festa.Já refleti sobre várias possibilidades.
Será que o desprezo não é pela esbaldação do povo? Esta é a temporada do  ''livre'' para fazer tudo o que vier na cabeça.
Ou será que é pela falta de qualidade musical? 
Será que ainda existe alguém que acredita que as músicas criadas para o Carnaval são destinadas à arte? 
Ou ainda, será que existem pessoas que consideram o gosto pela folia como falta de inteligência? Falta de refinamento?
Eu, particularmente posso afirmar que não acredito que meu gosto musical seja carnavalesco, mas com certeza para aquele momento o ritmo é bem acertado.
Talvez seja o saudosismo de quando os carnavais eram em clube ou de quando começaram a ir para as ruas da época que jogavam água nos foliões, de quando o Carnaval era uma grande festa à fantasia.
Mas eu amo Carnaval e acredito que esse meu amor está fundado exatamente nas recordações daqueles tempos, afinal, amor que é amor precisa de tempo para se solidificar.
Já tive a honra de desfilar no Carnaval de São Paulo, e posso afirmar que a alegria é contagiante, um dos maiores espetáculos do Brasil. Um show de criatividade, arte, alegria e muito samba. Quem vai para assistir se agita nas arquibancadas durante toda a noite. Vale a pena conferir.



Há quem afirme ter nojo...que diga que não gosta de suor,  multidões, batucadas.
Nos meus pensamentos mais íntimos me pergunto- Ninguém ama suor, mas será que é o caso de odiar?Será que as pessoas não têm pelo menos uma boa recordação suada?
Multidão em qualquer grande espetáculo mundial tem!
Agora quanto às batucada.....elas são o coração no nosso País e, só quem é realmente brasileiro, verde amarelo, em qualquer lugar do mundo pode sentir isso.

Há ainda a hipocrisia dos mais fervorosos....
Nesta época os pecados capitais são aguçados e há até quem diga que se trata da  festa do Diabo.
Pensando assim, a Luxúria é o pecado mais característico desta época onde a  sensualidade e sexualidade transbordam impondo-se aos costumes padrões.
E a  Gula é muito maior no beber do que no comer, bebe-se infinitamente mais do que o corpo precisa( é tem alguns corpos que precisam), apenas pelo prazer.
E a Soberba, o orgulho manifesta-se claramente pela imposição de quem é quem, até neste período.Imagine se alguém que chegou ao status de destaque de uma Escola de Samba voltará a sambar no chão, nunca, nunquinha. E Rainha de bateria?Fazem exigências absurdas, por toda fome que tiveram que passar para estar ali.
E os " famosos" Na maioria celebridades instantâneas que não podem ser tocadas ou contrariadas. 
Imagine que em Salvador o governo do Estado da Bahia criou Observatórios de Descriminaçao e Violencia e é aí que a Ira normalmente se impõe aos Grupos LGBT, as mulheres e outras minorias.
E a vaidade nem se fale...que linda.
Mas, nesta época nem se ouve falar na  Avareza, mas no mês que vem...
Ah, a preguiça, essa dorme de sexta até quarta de cinzas quando sofre, sofre, sofre pra trabalhar depois do meio dia.
Mas tudo isso passa...Deus é Pai! Garanto que já perdoou faltas mais graves...

Carnaval é diversão e não cultura, nada tem a ver com religião ou status social!


Nenhum comentário:

Postar um comentário